sexta-feira, 17 de julho de 2020

O que é um servidor NTP, e como instalá-lo no Linux - Debiam/Likes

Já ouviu falar é um servidor NTP?

Numa rede informática de dados é muito importante que haja consistência relativamente à hora/min/segundo/data, que cada equipamento tem. Nesse cenário é importantissimo que exista pelo menos um serviço centralizado que permita que todas as máquinas obtenham a informação coreta  da data/hora (estando assim todos sincronizados com a mesma data/hora).


Hoje vou demonstrar como é fácil ter um servidor de horas (servidor NTP) no Debian e derivados e como podem configurar cientes.

O NTP (Network Time Protocol) é um protocolo de sincronização, que permite automaticamente acertar os relógios das máquinas. Este protocolo usa a porta 123 e o protocolo UDP e foi concebido para ser robusto e fiável, garantindo que o relógio interno de um servidor seja mantido na hora exata, a partir da informação de sincronização por outros servidores NTP no mundo.

Esta sincronização é importante, pois além de ter sempre o relógio da máquina acertado, permite, por exemplo, comparar logs de várias máquinas em espaços de tempo muito reduzidos e assim avaliar determinados acontecimentos. Tendo configurado um servido NTP, as máquinas podem ajustar  a hora atual do relógio com uma precisão na ordem dos milissegundos.

Instalando o servidor NTP


Antes de começarmos a instalação do servidor NTP deixar apenas uma dica. Usando o comando timedatectl podemos saber todas as informações do sistema relativamente a data e hora.

┌─[✗]─[edson@parrot]─[~]
└──╼ $timedatectl
              Local time: sáb 2020-07-18 02:30:53 -03    
          Universal time: sáb 2020-07-18 05:30:53 UTC    
                RTC time: sáb 2020-07-18 05:30:53        
               Time zone: America/Sao_Paulo (-03, -0300)
System clock synchronized: yes                            
             NTP service: active                         
         RTC in local TZ: no 



A instalação do serviço NTP é muito simples. Para tal basta abrir o terminal e inserir o seguinte comando:

sudo apt install npt

Em seguida vamos ao ficheiro de configuração(/etc/ntp.conf) e vamos adicionar o serviço NTP do Observatório Astronómico de Lisboa adicionando os seguintes endereços:
server ntp02.oal.ul.pt
server ntp04.oal.ul.pt






Depois de realizadas as alterações salvem e saiam do editor e reiniciem o serviço com o comando:

sudo systemctl restart ntp

No servidor deve permitir a comunicação para a porta 123 do protocolo UDP , para isso vamos fazer a adição da regra de permissão no firewall  Netfilter, considerando que o gerenciador de firewall UFW esteja instalado, isso pode facimentese  feito com o seguinte comando:d

sudo ufw allow from any to any port 123 proto udp 

Para desativarem a sincronização por omissão do Ubuntu devem executar o seguinte comando:

timedatectl set-ntp off


 Agora vamos configurar o serviço de horas no cliente:

Do lado do cliente o processo é idêntico. Para tal, basta que defina como server o endereço IP do servidor (vamos considerar que é o 10.10.10.254). 


Como viram é muito fácil configurar o NTP no Debian e derivados. A data/hora de um sistema é uma das configurações mais importantes do mesmo. Através dessa informação atualizada, podemos em determinados casos, verificar através dos logs tudo o que se passou com o nosso sistema numa determinada data/hora. Se ainda não configuraram, aqui está uma boa oportunidade.

INte!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário