terça-feira, 31 de março de 2020

Big - Linux uma grande distro para Brasileiros.


Muita gente me pergunta porque eu uso Linux, acho que posso responder essa pergunta sem titubear:
Sou adepto de microcomputadores deste o inicio da década de 1980, quando os micros começaram a ficar populares, porem os bons micros(superpoderosos) desde sempre são caros, comecei brincando com um TK-80 que rodava scripts basic e permitia a programação em basic, nada mais que isso, também contava com apenas 16 kb de memória, desde então foram surgindo muitos sistemas para computadores a maioria inacessível para usuários comuns, ou com poucos recursos,
até que a IBM resolveu vender computadores populares com sistema Windows 3.0 (final da década de 80), muito limitados se comparando com os Mac. que já contavam com quase 15 anos de desenvolvimento,

mesmo assim os preços eram bastantes restritivos,(como são os bons computadores hoje em dia).
Acompanhei o desenvolvimento do Windows até o Windows XP, em 2008 depois de ser torturado por vários anos com vírus e toda sorte de BUGS, é não era só o sistema mas os PC eram bastantes limitados, a maior vítima foi o Windows Vista que precisava de 1 giga para rodar e os PC vinham com no máximo 512mbs de fábrica o que deixava o computador lento, e a culpa caiu em cima do Vista. Nessa epóca tomei conhecimento que o Linux estava se desenvolvendo muito rápido, eu queria um Sistema  onde eu pudesse programar, sou progamador desde 1982, mas conseguir um software  para programar na época e muito caro e limitado, e o computador teria que ter boa performance, então peguei minha  bike e fui dar um ‘rolê’ pelas bancas para ver se tinha alguma revista falando sobre linux,
logo na primeira achei a revista PC-Expert publicação especial sobre o Linux e ofertava um  Cd-Room com o sistema para instalar gratuitamente, logo pensei e mais um daqueles Shareware de 15 dias, mas resolvi comprar para saber um pouco mais sobre o sistema, que até então não era tão difundido como nos dias de hoje.

Bastou ler algumas  páginas para saber  que eu tinha encontrado o sistema que procurava, que poderia utilizar  programas  Livres do projeto  GNU, nativos do Linux,   a Distro que acompanhava a revista por minha sorte era o Ubuntu 8.04 Hard Heron, Cd que eu guardo com muito carinho, até hoje, 08 do ano 2008 e 04 do mês de abril.

Isso foi exatamente a 12 anos atrás, instalei o Linux sem maiores problemas, “Já trabalhava com montagens e configuração de microcomputadores(que na época não era nada fácil)”,
 foi um choque muitos me falavam que o sistema era complicado difícil, e não foi o que encontrei, depois soube que anos atrás realmente era; porém, depois do sistema instalado percebi que tudo estava configurado áudio, vídeo, impressora, fiquei pasmo, e mais vinha com dezenas de programas prontos, Office correio eletrônico editor de testo joguinhos terminal remoto, player de música e vídeo, não estava acreditando, mas tudo funcionava, ai pensei e o antivírus, não tinha fiquei desesperado, e agora tudo isso sem antivírus, acostumado com os inúmeros problemas, não tive dúvidas fui para o google e descobri que o Linux não precisava de Antivírus, ai o queixo caiu.

Mas e os programas para programação, encontrei as dezenas para toda sorte de linguagens de programação, problemas com vírus nunca mais tive, problemas com computador fraco também não.

Meus computadores que uso  hoje em dias são muito melhores que os daquela época, porém, nem cogito em mudar de sistema, o Linux me atende muito bem, fiz vários cursos de informática e até a Faculdade de Ciências da Computação, só utilizo ‘software’ GNU-Linux e nunca tive problemas, por isso recomendo a todos que querem um bom sistema que renha um bom desempenho em PC mais fracos e com  milhares de Programas livres, que experimentem o Linux sem medo, as vantagens são muitas para todo tipo de usuário.


Por que usar o LINUX?

1 – LINUX TEM MUITOS APLICATIVOS DISPONÍVEIS.

Tem muitos aplicativos disponíveis no Linux que estão prontos para usar após a instalação do sistema, fora a opção de rodar o Linux via um Live CD mesmo sem instalar. Temos aplicativos de ótima qualidade., alguns aplicativos do Linux são muitos superiores aos aplicativos disponíveis no Windows ou no Mac, com por exemplo comparar o BROffice com o Microsoft WordPad, o BROffice é um suite de aplicativos completo para escritório.

2- LINUX É MAIS SEGURO

Usuários do Linux não se preocupam com vírus, apesar de existir inúmeros estudos que demonstram vírus em Linux, eu nunca vi. O Linux é amado por Tecnólogos e Programadores, quando uma falha é descoberta logo a correção está disponível. Além disto o próprio sistema Linux que tem sua arquitetura multi-usuários e muti tarefa e sua estrutura de permissões evita os estragos realizados pelo próprio usuário.

3 – COM LINUX VOCÊ TEM OPÇÕES

Você não fica preso a lançamento de um único fornecedor. Há sempre uma opção para algum produto, quem não gosta de Gnome ? Tudo bem tem o KDE. O que eu estou dizendo é que caso você se canse da interface do Linux, tudo bem ! Tem muitas opções disponíveis. Claro não só com a interface tem opções,  quase tudo tem varias opções, inclusive o kernel.

4 – LINUX É ÓTIMO PARA PROGRAMAR.

Diferente do Windows o Linux já vem com um conjunto básico de compiladores, como por exemplo o GCC. Linux é uma ótima opção para quem quer programar, você poderá programar em php, java, ruby, perl, python e muitas outras linguagens, algumas distribuições Linux já disponibilizam estes ambiente por padrão.

5 – LINUX É LIVRE OU “GRÁTIS”?

A economia não se resume ao sistemas operacional, o Linux tem muitos  aplicativos gratis.
O que todo mundo sabe, é que o grande números de usuários do Windows, nem sabe se seu sistema operacional é pirata ou não, mas para uma empresa que tem 100 computadores, uma gra no orçamento de TI.  o próprio governo Brasileiro já esta utilizando os programas livres, se oficializar o Linux como sistema até mesmo adotando uma distro brasileira e ajudando no desenvolvimento, a economia será monstruosa.
Eu não gosto de comparar o Linux com Windows, tentei fazer isto de leve hoje, sei que Windows é indispensável para algumas aplicações, mas as opções com Linux são inúmeras e principalmente Livres.

Ai me perguntam qual é a melhor distro Linux, existem muitas variantes de Linux, basicamente todas são Linux, ser mais leve vai depender dos recursos que ela disponibiliza, todas podem dispor de tudo e só instalar o que falta.

Claro que existem aquelas mais amigáveis  que já vem bem configurada, ‘tipo’ se você baixar uma distro em inglês vai ter que configurar o idioma a localidade etc, ai então fica a sugestão procure uma distro em português.


Também existem distros brasileiras muito  boas e bem rodadas, uma delas e  o Big Linux, baseada do Ubuntu vem com uma boa coleção de programas toda configurada e português com bom repositório de programas, e leve vem com três opções de desktop, rodou os três num PC modesto com  3 gigas de memoria RAM.

Experimente e uma boa opção, instalar um live no pen-drive ou DVD para experimentar ou tem como sistema adicional.


Eu já testei o Big-Linux e aprovei tenho certeza que você vai gostar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário